Em um ambiente comercial a decoração tem uma necessidade a mais a ser atendida, além das que deve atender nos ambientes residenciais: Ela precisa ajudar a vender!

Por isso, do mesmo jeito que consideramos as pessoas que vão morar em uma casa para decorá-la de forma que se sintam bem, precisamos pensar, no ambiente comercial, nas pessoas que vão lá comprar.

A diferença é que em uma casa vc conhece estas pessoas, mas em um ambiente comercial o dono do negócio decide qual o seu público alvo e o designer trabalha com o objetivo de cativar este público. Por isso você deve conhecer o negócio e as características do público alvo desejado.

Complicado? Vamos aos exemplos: Veja as fotos abaixo e tenho certeza que vc imagina qual o público será cativado por cada um dos ambientes.Estou usando exemplos de lojas de roupas mas isso serve para qualquer negócio.

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Na 1a. foto uma loja dita “popular”: O público alvo está passando pelo local, precisa de uma roupa ou vai ser levado a comprar por impulso, por isso as roupas quase fora da loja, às vistas do cliente e com preços, pois o preço é um diferencial importantíssimo para ele.

Em termos de decoração para este tipo de loja, a preocupação deve ser com a organização dos produtos, de forma a criar um conjunto harmônico com os produtos expostos (o que não foi feito acima), não sobrecarregando o visual para evitar que o cliente nem entre por achar a loja uma bagunça danada, desvalorizando assim o seu conteúdo.

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Na  foto acima, uma loja que pretende um público que está procurando roupas para comprar e tem mais tempo e, possivelmente, maior disponibilidade financeira, mas, ainda assim, se preocupa, mais que outras coisas, com o quanto irá gastar, não a ponto do preço estar exposto, mas porque o “visual” da loja lhe dá uma ideia deste preço.

Na decoração vemos simplicidade, objetividade e alguma preocupação com o “visual” da loja, mas nada exagerado para não “afugentar” o cliente, que pode pensar que as roupas são caras demais para o seu orçamento.

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Já nestas últimas fotos, vemos 2 lojas que objetivam um público que deseja atendimento diferenciado e exclusivo (olha o sofá e o tapete), não tem pressa, tem um orçamento mais, digamos,”folgado”, deseja luxo, compra também por prazer, quer uma ” experiência” no ato de comprar e se preocupa com a  exposição do seu status, mais do que com o preço do bem.

Na decoração isso se reflete com a maior preocupação com espaços exclusivos, iluminação, materiais, revestimentos, diferencial. Conforto e sofisticação são essenciais.

Se vc não pensa nos “sinais”  que a decoração de sua loja está passando para o seu público, a possibilidade de fracasso é grande. A única coisa totalmente errada na decoração de um ambiente comercial é  não cativar o público que lhe interessa. E este erro é fatal para o seu negócio.

Fotos dos sites e blogs: temhistorianabarroquinha,oportocool, furfin e delightbydesign

5 COMENTÁRIOS

  1. tenho uma loja de roupas perfumaria e acessorios em uma garagem coloquei portas de vidro e ar mas não esta chamando atenção a cor e branca com amarelo no fundo e os moveis são de madeira de lei mas pintada só com verniz . me mande um boa ideia por favor.

  2. Oi, Rosemeri,
    Como náo sei nem o que vende sua loja, qual é o espaço nem o público que vc quer atender, sugiro que vc pense nisso: o mais importante é que o produtos que vc vende seja o que mais chame a atenção. Conhecendo o seu público vc vai saber se a decoracão deve ser mais simples ou mais sofisticada, mais chamativa ou mais discreta. Ë imporante que a iluminação tbém enfatize seus produtos e facilite o seu trabalho (boa iluminação no caixa, por exemplo), se trabalha com roupas cuidado com lämpadas que mudam a cor dos tecidos (assim como comida). Ambientes claros e que passem uma idéia de organização, aconchego e limpeza sempre atraem clientes.solucões mais simples e bem feitas são melhores que aquelas que fingem ser caras e “chiques”mas na verdade sáo feitas com elementos de baixa qualidade.
    bjos e sucesso
    Rosana

  3. É uma pena que muitos comerciantes queiram criar sozinhos suas próprias lojas com base em seus gostos pessoais, sem pensar no gosto dos Clientes que deseja atrair…
    No exterior isso praticamente não acontece pois todos percebem a importância do nosso trabalho. Já aqui, o que manda é “cortar gastos” na hora de abrir, sem pensar que, ao fazer isso, talvez o espaço comercial seja levado ao fracasso, em pouco tempo.

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