É muito comum acrescentar a uma decoração contemporânea elementos clássicos. Ou misturar diversos estilos. Mas como se deve fazer isso para ter um efeito bacana?
Para iniciantes e para começar: Não exagere na dose! Pode ser uma referência somente (em geral, até é), mas que “converse” com o ambiente (lá vem a Rosana com este papo de “conversar”… Para entender o que é isso, leia aqui).
Na sala, que podemos considerar contemporânea (sofá, estante, mesas), chama a atenção a cadeira clássica, mas com uma estampa mais atual e que “conversa” com o restante do ambiente, princpialmente o tapete.
Aqui outra sala com a mesma solução (o tapete tem um estilo anos 70 e o seu azul se repete nos contornos da cadeira clássica repaginada, estofada com tecido na mesma cor da parede, no outro lado da sala).
Nesta sala o estilo, puxado para o rústico, é quebrado pela luminária moderna, neutra e por isso não “destoa” a ponto de ficar esquisito, entende?
Mas você pode ter mais elementos de estilos diferentes (e isso é hoje o chamado estilo eclético), só que tem que escolher muito bem:
Nesta foto os baús, em “estilo oriental” estão meio que sobrando na sala… Não há a conversa, não há “pegada”, ainda mais com a cadeira bem contemporânea que tbém não parece à vontade… enfim, as peças ficaram estranhas e desconectadas porque nada liga-se a nada, não há conversa, não há pontos em comum.. (Vc sente assim?)
E este exemplo é o oposto: Veja como o conjunto do clássico abajur, a mesinha lateral dourada contemporânea, o sofá e poltrona estilo anos 50 se harmonizam perfeitamente! Isso porque o abajur leva a cor do sofá, o dourado se repete nas 2 mesinhas em estilo diferente e o sofá combina em estilo com a poltrona, revestida em cores neutras! Todo mundo “se fala”. Saber misturar deste jeito não é fácil, tem que pensar e planejar bem. E fica ótimo, não ?
Fotos dos sites e blogs: athomeinlove, ApartmentTherapy, arquiteturadoimovel e assimeugosto
Oi ,Maria das Graças,
Vc pode sim misturar ferro com madeira.
O sofá não precisa ser de ferro. Até sugiro que não seja. Um sofá reto, simples em tecido vai tornar sua sala mais leve.
E o rack tbém pode se reto, clássico, que pode ser em madeira como a cristaleira.
O que eu sugiro é que acrescente pequenos objetos de decoração em ferro ou com a cor ouro velho e que a use tbem em estampas nas almofadas. O ouro velho fica bem com areia, bege, marrom, vermelho acinzentado. verde claro (menta ou água)…Vc pode escolher entre muitas cores para acrescentar a sua sala, mas use mais cores clarinhas e as mais escuras nos detalhes.
bjo
Rosana
Adorei ter encontrado este site… muitas dicas interessantes !
Gostaria de uma opinião …
Meus móveis em ferro ouro velho trabalhados são:
-mesa de jantar com 4 cadeiras
-aparador com espelho
-mesinhas conjugadas (3) que encaixam uma dentro da outra
Mas tenho tbm na sala de jantar uma cristaleira de madeira… eis a pergunta:
posso misturar ferro com madeira?
o sofá deve ser de ferro tbm trabalhado ou o tradicional?
o rack deve ter as formas arredondadas como os desenhos do ferro ou pode ser reto?
O ap. é praticamente pequeno mas gostaria de um ambiente bem harmonioso.
Agradeço desde já sua experiente opinião.
Maria das Graças
🙂
que bom. adorei
vou tirar as fotos esse fim de semana e mandar….
obrigada
besos
vivi
Obrigada, Bru!
bjo
Ro
Oi, VIVI
Hoje ainda tem uma super novidade, mas não posso falar nada por enquanto…rs!
Eu criei uma série “espaço do leitor” para mostrar coisas bacanas que os leitores fizeram em suas casas… Só 1 pessoa enviou..Mas se quiser e não se importar com críticas (eu não critico, dou sugestões para melhorar, mas tem gente que comenta cada coisa… então, vc não pode ficar irritada com isso…) eu faço sim! Mande as fotos para [email protected], ok ?
bjo
Rosana
adoroooo, na minha casa é uma baguncinha só. rs
tudo junto e misturado.
um dia eu até te mando umas fotos (se vc quiser é claro) pra vc dar sua opinião como profissional. hehehhe
quem sabe vc num faz uns post; a simples decoração do leitor.
a gente manda fotos para vc dos nossos ambientes e vc dá seu pitaco profissional, no cantinho do leitor. Fica a dica rsrrsrs
Ah! estou devorando o anuário.rs E quando terá mais posts como aquele?! anciosa eu. kkkkk
besos
vivi
Idéias sempre bacanérrimas! Parabéns!!!