Com as cozinhas abertas para a sala cada vez mais usadas é necessário um maior cuidado, tanto na qualidade dos revestimentos quanto na sua cor e estilo, para que tenham maior harmonia com o ambiente de estar e jantar: É necessária maior preocupação ainda com a organização, Limpeza, facilidade de manutenção, armazenamento e exposição de objetos, enfim… A cozinha virou uma área mais acessível visualmente e mais aberta. De um ambiente de trabalho se tornou também um ambiente social. Para fazer bonito com esta nova cozinha,vamos ver algumas dicas:
Quer facilidade? Escolha, para as maiores áreas (revestimentos de parede e armários) cores neutras. Mas neutro pode ser branco, areia, bege, preto, cinza, madeira, marrom…. não esqueça disso! Cores neutras se harmonizam facilmente com o restante da decoração
Mas porque facilidade ? Imagine estas cozinhas:
Lindas, não ? Mas vc sempre deverá harmonizar suas cores com as cores dos outros ambientes, o que lhe dá menos liberdade. Se deseja (ou precisa, como eu!) colocar cores vivas e alegres na cozinha, vc pode optar (como as 2 acima) por pinturas em pequenas áreas, como a 1a foto acima ou:
Cores nos objetos de decoração ou de uso na cozinha. Mas nunca esqueça de usar cores que combinem com as cores usadas na sala. Um boa forma de harmonizar é repetir 1 ou 2 das cores tanto na cozinha como nas áreas de estar e jantar.
Quanto aos objetos, uma outra dica, que serve demais para aquelas pessoas como eu, que não conseguem deixar tudo “muito organizadinho” todo o tempo: Não deixe à vista objetos demais!Principalmente se forem muito coloridos. Tenha nichos ou armários fechados ou então, se forem abertos ou os objetos expostos, coloque-os de forma que não sejam vistos por quem não está na cozinha:
De frente para a sala, estes objetos vão dar a impressão de “bagunça” muito facilmente
Prefira “esconde-los” da visão, mesmo quando expostos
Fotos dos sites e blogs: CasaAbril, myidealhome, ikeafamilylive, CoastalLiving e casavogue
Oi, Janaina,
Quando vc tem cores diferentes no piso, visualmente divide os ambientes. Se quiser uma maior integração, use na cozinha o mesmo piso. Mas se não se preocupa com isso, o branco fica bonito com porcelanato imitando madeira (mas é mais chato para manter limpo). Eu prefiro um visual mais limpo, sem coisas penduradas ou muita coisa exposta na parede que é vista da sala. Então, prefira armários fechados ou os eletrodomésticos grandes, a geladeira, por ex e armários fechados.
bjo
rosana
Adoro o seu trabalho! EStou com uma grande dúvida: minha sala de jantar é integrada com parte da cozinha, a sala tem porcelanato imitando madeira em bege claro, o piso da cozinha tem que ser da mesma cor ou posso manter o branco? Nessa parcede que é vista da sala de jantar pode ter armário com eletrodomésticos ou é melhor esconder? obrigada.
Obrigada, Emerson!
abs
Rosana
Oi Rosana, achei ótimo seu post, acho lindo as cadeiras de acrilico victoria ghost nas cozinhas.
Com certeza, Denise!
Só temos que nos preocupar com a harmonia.
bjo
Ro
Obrigada, RMurta!
bj
Ro
Foi-se o tempo das cozinhas brancas e sem vida né! Adorei as dicas.
Com esse modelo novo de cozinha, ou seja, conjugada com estar e jantar, acho bem interessante acrescentar cor, textura ou qualquer outra coisa que dê uma vida ao ambiente.
Abraço,