“Cobogó é o outro nome do elemento ou tijolo vazado. Seu nome vem das iniciais dos sobrenomes de três engenheiros: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis que registraram a patente e o nome em 1929. O cobogó é uma invenção pernambucana.” (tirei daqui) .
Cobogó é super legal:
Deixa passar a luz e a ventilação, separando ambientes de uma forma saudável e bonita. Dependendo do jeito que é usado e do seu desenho, permite alguma privacidade visual.
(Você não imagina o quanto 2 carreiras de elementos vazados na parte superior de uma parede podem trazer de luz e ventilação)
E ainda pode produzir lindos jogos de sombra e luz.
Existem tantos modelos e materiais diferentes (porcelana, vidro, mármore, argila,cerâmica, ferro, concreto,MDF, limestone, gesso, resinas, alumínio, aço inoxidável….em unidades, em painéis modulares..feitos à mão ou até moldados digitalmente) quanto formas de usar. Vai bem em casas, apartamentos, lojas, bares, restaurantes e escritórios.
(Na 2a. foto o teto do restaurante foi revestido com papel de parede com estampa que simula cobogós)
Mas também pode ser usado em projetos de móveis e do tipo faça vc mesma(o):
(a cabeceira desta cama e também guarda-corpo do corredor, foi feita com cobogós – Projeto da Casa Cor Goiás 2013 -Projeto arquiteta Selma Pereira e dos designers Elisa Salgado e Dênis Rezende )
Bancadas e divisórias da loja com cobogós e um porta-trecos simples, mas funcional
E olha a Mesa dos Irmãos Campana – Cobogó! Na parede do quarto ao lado ele guarda os carrinhos e serve para pendurar objetos e brinquedos,além de decorar.
E você ? Tem algum projeto feito com cobogó? Manda foto que acrescentarei aqui os mais legais!
Fotos dos sites e blogs :decoradorasbh, Casa Abril, minhacasaminhacara, Acasaqueminhavoqueria, queroservintage, CasaCorGoiás, contemporist e Blog Portobello
Oi, Cátia!
Depende da forma como vc fizer e do modelo do cobogó. Uma parede de cobogós necessita de sustentação, assim como prateleiras fixadas nesta parede, entende?
Chame um bom profissional que ele faz isso com segurança, ok?
bjo
Ro
É possível uma estrutura em cobogó que vá prateleira para vasos ?
Oi, Katia!
Depende do material de que é feito o cobogó. Alguns acho que nem é possível pintar. Qual é o material ?
bjo
Ro
Qual tinta é indicada para pintar uma parede de cobogós?
Oi, Laura,
Pronto eu não sei, mas é super fácil de fazer: Limpar bem , pintar se desejar ou passar verniz, se quiser, colar um fundo que pode ser uma placa fina de mdf, revestida ou pintada.
bjo
Rosana
Dependendo do lugar, junta pó e é chatinho de limpar, concordo com vc, Evonilda!
bjo
Ro
Acho lindo o efeito, mas acho complicado para manter limpo. Junta muito pó!
Oi, onde acho esse porta-treco de cobogó?
apareceu numa foto no seu site.
abs
Com certeza, Denise!
bjo
Ro
Durante muitos anos vivi no RS, e, talvez pelo clima frio não tivéssemos o cobogó por lá. Mas quando fui viver no nordeste, ele estava presente na maioria das casas. Hoje existem cobogós lindos, um bom recurso para ventilar e decorar.
abraço,
Denise – dojeitode.blogspot.com