Você pode errar quando aplica todas as ditas “regras” e truques de decoração ? Infelizmente é possível, caro(a) leitor(a): É só não usar o velho bom senso. Vamos ver:
1) “Espelhos são ótimos para “aumentar” o espaço” – Claro que sim, mas não é por isso que você vai colocar espelhos em todas as paredes, correto? Além disso, é necessário que o lugar onde eles vão ser inseridos seja bem pensado: Evite espelhos em locais em que possam se quebrar facilmente (perto do chão, em quinas) , em frente de assentos e na linha dos olhos das pessoas, em locais onde bata o sol diretamente, principalmente se você não tenham como evitar isso e existem pessoas que detestam se ver deitadas na cama, sabia?
Uma das melhores formas de usar espelho na mesa de jantar: Sem que ninguém se veja no espelho e de frente para a entrada de luz. Já o espelho no rack está na quina, perto do piso (com crianças deveria ser proibido) e as pessoas sentadas no sofá serão incomodadas por seus reflexos nele.
2) “Branco “aumenta” e “ilumina” os ambientes” – O branco pode dar uma impressão de espaço maior sim, mas a única coisa que ilumina um ambiente é luz: Um ambiente todo branco no escuro é preto, concorda? E com pouca luz fica um cinza sujo bem feinho, ainda mais se você exagerou e deixou tudo branco, com cara de hospital, sem contrastes nem alegria e chatinhos de serem limpos.
Branco com pouca luz fica cinza, viu ?
Cores espalhadas em um ambiente branco são exaltadas e alegram
3) “Se usar só uma cor não tem como errar” : Há muitas formas de errar usando somente uma cor, inclusive as neutras (o que vou falar no próximo item). O erro mais fácil de cometer é exagerar na cor única:
(Pior ainda: Escolher uma cor forte demais! O ambiente fica sufocante!)
4) “Usar somente cores neutras “: As cores neutras são ótimas para enfatizar as cores vivas. Um ambiente totalmente neutro periga facilmente ficar sem vida. Para evitar isso, usar estampas e texturas é uma ótima ideia mas, mesmo assim, há que se ter cuidado:
Este ambiente (cenário de uma novela) é basicamente neutro, mas veja como as estampas do sofá, almofadas, papel de parede e a grande quantidade de objetos faz o ambiente ficar “cheio” e “pesado” como se tivesse milhões de cores! Estampas tbém “ocupam espaço” nos nossos olhos! Ainda mais estas estampas, que apesar de neutras tem alto contraste: Cor escura e branco em todas elas.
Veja a diferença do ambiente acima para este aqui. Diversos tons de cinza, branco e um tantinho de bege em diversas estampas e texturas leves, com pouco contraste cada um, mesmo assim, olhando todos juntos, vemos que vão do branco até o cinza quase preto. Não é demais saber dosar o “sal da comida”?
Como fazer para acertar : Errar e errar, testar e testar. É sempre assim na vida, não é?
Fotos dos sites e blogs: hoteliernews, bendol, assimeugosto, apartmentgeeks, pernambucoconstrutora e desiretoinspire
Oi, Lígia,
As cores são todas neutras. Eu sugiro cores neutras para as paredes, talvez exceto a do sofa se vc desejar, como um off white tendendo para o bege e nesta parede do sofá poderia escolher entre vermelho, , azul, até amarelo, que ficam todos super bem com o cinza do sofá. Ou um tom bem mais escuro do off white das outras paredes, se quiser manter a neutralidade. Para o rack eu optaria por uma cor como a da madeira da mesa e para o tapete um estampado ou listrado com as cores já existentes na sala, inclusive a desta parede (assim como para os objetos, mas acrescentando uma cor contrastante à cor da parede do sofá, tipo parede vermelha-> acrescentar verde, parede azul -> Acrescentar laranja, Parede amarela -> Acrescentar roxo ou violeta. Parede neutra – acrescentar 2 cores vivas que vc goste e que combinem entre si.
bjo
Rosana
Rosana,
Parabéns pelo seu Blog, eu adorei e entro sempre que posso!!
Estou montando meu apartamento e gostaria de te pedir sugestão de cor para parede, rack e para cortina. A mesa é em madeira marrom claro, o sofá cinza claro e o piso é um cinza tendendo para o bege… Estou com muita dúvida e sua ajuda será muito bem vinda.
Abraço.
Lígia