Parece que esta tendência está cada vez mais forte. Não é nada nova, claro, a Capela Sistina e inúmeros palácios ancestrais pelo mundo são a prova de que decoração no teto é uma ideia que sempre fez as cabeças levantarem para o céu. Mas como fazer isso nos tetos cada vez mais baixos dos apartamentos sem uma sensação de “apertamento”?
Quando o teto é alto e a iluminação farta, você pode ousar pintando o teto com uma cor escura, viva e forte, ainda mais quando o ambiente é tão “limpo” quanto esta cozinha, toda branca. Veja que a cor do teto é que aquece o ambiente e ela desce uma parte da parede, inclusive para visualmente diminuir a altura do teto.
Pode até cometer uma “loucura” inspirado(a) nesta (pintura dos Gêmeos em uma Casa Cor) – mas veja que as paredes e o piso são brancos.
Já em ambientes pequenos e com teto baixo, uma pintura luminosa como este amarelo (ainda mais com o cinza da parede) acaba com qualquer sensação de “sufocamento”.
Outra opção é o uso de pintura ou papel de parede por exemplo, em somente uma área do ambiente. Acima, o papel de parede que sobe da cabeceira até o teto acima da cama é um elemento bastante impactante.
Outras ideias para ambientes pequenos e com teto baixo: Desenhos, adesivos ou pinturas claras e delicadas OU estampas que vão da parede ao teto (na segunda foto, as listras verticais – uma ótima opção – na parede fazem o teto parecer mais alto)
Acho este artifício de “criar” um espaço somente usando a cor da parede e do teto tão incrível e tão simples ao mesmo tempo que estou repetindo a foto.
Então? Vãobora pintar o teto ????
Fotos dos sites e blogs: Camasoft, Arqteturas, casosdecasa, decoracaodeparedes, decorpad e waveavenue