Na parte 1 desta série sobre os princípios do Design e da Decoração, falei sobre o EQUILÍBRIO e a SIMETRIA. Agora vamos falar sobre UNIDADE , REPETIÇÃO a VARIEDADE, começando pela figura assimétrica e desequilibrada, mas mesmo assim, bela e interessante que usei no último post:
Como você pode ver, há uma grande VARIEDADE de cores (neutras e quentes na maioria), formas (retas e curvas nos móveis e objetos retangulares, circulares, ovais), texturas (lisas, finas, grossas, nervuras, estampas, madeira, aço, plástico…). Mas esta variedade tem MUITAS E SUTIS REPETIÇÕES:
1 – Cor vermelha 2– Cor mostarda 3– cor madeira 4– cor cinza As Bolinhas – Repetição do formato de 2 objetos redondos lado a lado
O equilíbrio entre VARIEDADE E REPETIÇÃO nos faz perceber a UNIDADE do ambiente: As coisas são diferentes, mas como estes “diferentes” se repetem no ambiente, ele nos dá a percepção da unidade.
O bom uso dos conceitos de equilíbrio/desequilíbrio, simetria/assimetria e variedade/repetição criam a HARMONIA do ambiente, assim como o RITMO, A ESCALA, A PROPORÇÃO, sobre os quais vamos falar nos próximos posts da série, além da escolha ou criação do PONTO FOCAL sobre o qual já falei aqui.
Veja o uso destes conceitos neste ambiente:
1 – Repetição da cor da parede 2– Repetição dos elementos em círculo 3– repetição da cor marrom Ponto Focal – A parede em azul
E como se usa bem a Repetição e a Variedade? Mantendo-as “sob controle”! Não repita demais, não varie demais. Mas não deixe de variar nem de repetir. A sutileza é importante.
Teste seu conhecimento tentando descobrir a relação e os conceitos entre os elementos assinalados nesta foto. Observe como foram usados os conceitos de simetria, repetição, variedade e equilíbrio.
E neste lindo ambiente? Você consegue perceber o uso dos conceitos?
Na parte 3 desta série, vamos falar sobre a proporção
Fotos do site: CasaAbril
Obrigada, amigo Luiz Mariano!
bjo
Ro
Muito bom MESMO!!!
hehehe
Parabéns Rosana!