Hoje tem vidro de todo jeito e para tudo: Que protege dos raios UV, sol, calor, barulho, resistente à arranhões, ao fogo, antirreflexo, antivandalismo, vidro laminado, colorido, impresso, vidro temperado, reflexivo, que quebra assim, que quebra assado, nossa! Como tem vidro! Então, vamos falar quase tudo sobre vidros!
Quase tudo sobre vidros
Vidro Comum, Float ou cristal
É o vidro mais comum no Brasil. Ele é feito com sílica, potássio, alumina, sódio, magnésio e cálcio, misturadas e fundidas no forno a 1.000 graus. Esta mistura é derramada num tanque de estanho e espalhado uniformemente. Ele pode ter diversas cores e espessuras de 2 a 19 mm. É usado na construção civil, indústria de móveis e decoração e para fazer todos os tipos de vidros planos. Ele pode ser liso ou texturizado. É uma beleza, mas é frágil. E quando quebra, seus pedaços são cortantes e pontiagudos, por isso seu uso em casa deve ser limitado a pequenas dimensões ou ter maior espessura.
(vidro float texturizado – Fonte: Clique arquitetura)
Mesa em vidro comum
E qual a diferença entre Vidro Laminado e Vidro Temperado ?
Vidro Laminado
Vidro de segurança composto por 2 ou mais lâminas interligadas de vidro e por uma ou mais camadas de EVA (Etileno-Vinil-Acetato), Resina ou Polivinil (PVB). A quantidade de camadas define a resistência dele a impactos. Se o vidro se quebra os cacos permanecem presos, o que dá maior segurança. Ele pode proporcionar conforto acústico e filtrar até 99.6% dos raios ultravioletas (aqueles que descolorem móveis e tecidos). E dependendo dos vidros usados também proporcionam conforto térmico.
O vidro laminado simples é o mais usado na arquitetura: Divisórias, boxes, portas, janelas, guarda-corpo, etc. Há vidros laminados usando vidros especiais (jateado, impresso, temperado, etc,) que aumentam ainda mais a beleza, funcionalidade e possibilidades de uso – até como parte estrutural de um imóvel, sabia?
Escada com degrau em vidro laminado
Vidro Temperado
O vidro temperado é obtido pela passagem do vidro comum por um forno de têmpera (A têmpera é um processo onde o vidro é aquecido e depois resfriado rapidamente). É um vidro de segurança porque em caso de quebra se fragmenta em pequenos pedaços de bordas pouco cortantes. O vidro temperado também possui maior resistência à flexão e pode suportar diferenças de temperaturas de até 200°C. Ele não pode ser cortado, quer dizer, se for produzido com as medidas erradas, não tem como corrigir. Usado em portas de vidro, boxes de banheiro, janelas laterais de carros, etc. A espessura varia entre 6, 8 e 10 mm, pode ser liso ou áspero, além de ser encontrado diversos tons.
caquinhos do vidro temperado quebrado
Para limpar o vidro temperado: caso tenha pó acumulado passe um pano seco ou papel-jornal. Não aplique limpa-vidros diretamente no vidro, nem ao sol, pois pode manchá-lo.
box em vidro temperado
E aguarde o próximo post da série, quando vou falar de diversos vidros que são variações interessantes destes que apresentei aqui…
(Este post recebeu incentivo para ser divulgado. Incentivo este aceito porque o Simples Decoração reconhece a importância e positividade da campanha veiculada e a recomenda a você).
Gostei do artigo, muito esclarecedor e informativo
box do meu banheiro quebrou em pedaço aff que susto levei eria jogar fora mais minha mae disse faz arte com o quebrado kkkk boa ideia vou fazer ?
Obrigada, Maria!
bjo
RO
Bem interessante. Adorei!!!