E vamos lá com esta série “Princípios da decoração e design na prática” onde analiso 6 ambientes, enfatizando os princípios e técnicas usadas para conseguir que eles sejam tão bem decorados e harmoniosos.
Você pode saber mais sobre os princípios na nossa guia Princípios do Design de Interiores e também na série que você acessa aqui.
Princípios da decoração e design na prática
Brincar com a Proporção entre os elementos pode fazer a gente perder a noção do tamanho real dos espaços. Nesta foto, o desenho na parede (além do fato dela ser escura) e o puff grandão fazem com que você pense que esta sala é bem maior do que ela é, na realidade. Pena que esta brincadeira não é muito usada…
Ah, a repetição, que dá ritmo, ao mesmo tempo nos fazendo sentir confortáveis e não entediados, é uma beleza! Nesta sala o azul, preto e branco e as formas geométricas em preto e branco repetidas em diversos elementos (até as barras verticais da pequena estante, repare só!) faz nossos olhos pularem para lá e para cá, achando tudo uma gracinha. O preto fornece o contraste forte necessário para chamar a atenção e ainda manter o ambiente simples e tranquilo.
Este ambiente tem uma coisa muito legal para ensinar: Gosta de vermelho vivo e forte? Use esta técnica: Coloque a cor na parede para qual menos se olha: Atrás do sofá! E acrescentando cores neutras nas outras paredes e alguns poucos objetos na mesma cor fica parecendo que a sala está cheia desta cor, mas não cansa, não irrita. O tapete marrom até podia ser maior para trazer ainda mais aconchego para este ambiente cheio de superfícies reflexivas, lisas e frias,mas de qualquer forma, criou-se um espaço aconchegante para quem está no sofá. Ah! isso funciona para qualquer cor muito viva e forte.
Uma técnica muito usada qdo vc tem ambientes pequenos e itens com um grande volume: Usar cores parecidas. Veja que este ambiente é quase todo cinza. A cor se repete em todo canto, principalmente o sofá, que se mistura com a cor da parede onde está. Isso faz com que a impressão do volume dele no ambiente seja diminuída, ele pareça menor e o ambiente pareça maior.
Nesta foto fica bem claro o efeito de 2 técnicas também muito usadas: 1) Para dar a impressão de teto mais alto use linhas verticais: Esta parede com madeiras escuras também dá um “fundo” para a mesa de jantar, o que dá maior valor e beleza a esta área. 2) Transparências diminuem o “peso” do elemento: As cadeiras, totalmente transparentes quase parecem que não estão ali.
Aqui uma técnica para usar uma cor forte em uma grande parede sem parecer excessiva – Encher a parede de coisas! Assim a área que realmente aparece é diminuída e você demora mais a cansar dela.
Veja aqui o primeiro post desta série.
Fotos dos sites e blogs: voceprecisadecor, casaAbril, construindominhacasaclean, homedit e 4bildcasa