Neste post apesar de ser da série, Princípios da decoração e design na prática, não vou falar em princípios, mas sim sobre uma técnica, que eu vou chamar de “A técnica da limitação de cores”, porque é isso mesmo: Para encontrar com maior facilidade harmonia e a sensação de unidade em um ambiente, muitos – eu diria que a maioria – dos profissionais da área limitam a quantidade de cores diferentes usadas nele. Veja só:
Princípios da decoração e design na prática
(via CasaAbril – reportagem visual de Aldi Flosi e Olívia Canato)
Esta linda sala (da Casa Cor SP 2013 – by Roberto Migotto) utiliza azul, branco e amarelo basicamente, em uma proporção bem estudada: O branco na medida certa para não ficar escura demais e o amarelo em menor quantidade, para trazer mais alegria e calor. Esta combinação é um clássico que funciona super bem.
(via Decordemon)
Os cinza, branco, verdes e alaranjados desta sala vem existem todos no quadro que chama atenção, clareia e diminui a rusticidade da parede.
(CampinasDecor 2016 – Espaço MaxHaus by Otto Felix)
O sofá verde água e os toques de amarelo, tornam mais doce, feminino e alegre a sala em cinza, preto e branco e linhas retas e masculinas. Uma mistura pouco usada por aqui (verde e amarelo) e que é muito bonita, ainda mais com este verde azulado lindo. Note que em todos os ambientes até aqui, a proporção de cada cor é diferente e isso é muito importante: Usar em menor quantidade a cor mais vibrante é uma boa opção, já que ela acaba “chamando mais atenção” que as demais.
(via voceprecisadecor)
Atual queridinha dos amantes do estilo industrial, o cinza, bege, amarelo já é clássico. E uma dica legal é: Se você quer o ambiente mais “aberto”, menos masculino, use mais bege. O amarelo em poucos pontos espalhados pelo ambiente já é o bastante. Além disso, o cinza enfatiza as cores que lhe acompanham,então você pode usar vermelho, azul, verde, lilás … vivos e terá a mesma sensação de que a cor escolhida “brilha” no espaço.
(via svenngarden)
Esta sala tem praticamente uma só cor: O Cinza. E os cinzas usados são pouco contrastantes (não tem muita diferença entre eles). Para compensar a falta de outras cores e principalmente de contraste, foram acrescidos muitos materiais com diferentes texturas, visando tornar o ambiente mais interessante. Quanto menos cor, mais contraste e/ou texturas é preciso usar para que o ambiente não fique meio “chocho”…rs!
É claro que você não precisa usar esta técnica e pode encher sua sala de mil cores. Mas não esqueça que as cores “ocupam espaço” visual e quanto mais cores usar, mais terá que se preocupar com não ter uma sensação de “bagunça” ou “muita informação”… Compare as fotos acima com o ambiente abaixo:
Apesar do uso de muito branco o bonito ambiente parece “mais cheio” que todos acima. Muito devido à quantidade de cores usadas nos elementos.
Veja o post anterior desta série aqui.
Você pode saber mais sobre os princípios na nossa guia Princípios do Design de Interiores e também na série que você acessa aqui.
amei as ddecoração das salas .meu host precisando de um help.
Oi!Adorei este post!Ambientes lindos!