Lá em dezembro de 2015 fiz um post “A Decoração de 2016 – Fortes tendências e falei que ” no final do ano que vem vamos ver se dei “com os burros na água” ou se me dei bem “. Chegou o final do ano (Graças a Deus, não é mesmo? pq vou lhe contar….) e vou dizer prá vocês: EU ME DEI BEM! :). E vamos ter as Tendências na decoração 2017?
E como tendência boa fica muito tempo e as “modinhas” vão embora, sabia?
Tendências na decoração 2017
(projeto r-design)
1) Falei que a tendência mais óbvia que ia crescer em 2016 era o Estilo Industrial e tudo que o envolve (Ponto prá mim, mas tbém esta era muuuuuito fácil!)
Na minha opinião, em 2017 esta tendência continua – está estabelecida – mas começa a ter novas influências. Uma que me parece clara é o aumento de toques femininos e a “invasão” das plantas – sobre a qual também falei (acho que sou um tipo gênio mesmo…haha!)
2) Revestimentos de parede com volume e/ou geométricos – Estão em todo canto, já viu que me dei bem tbém, né ? Em 2017 acredito que vão continuar mas penso que de uma forma mais seletiva: Pessoal vai perceber que na cozinha, por exemplo, dá muito trabalho manter limpo um revestimentos com relevos. O que acho que vai aumentar mais ainda é o uso de revestimentos que parecem madeira, mármore, cimento queimado, enfim… materiais que parecem outros e são mais fáceis de manter e/ou mais baratos.
3) Cobre / Dourado – Acertei – hehe!
E acho que continuarei acertando ao dizer que em 2017 eles continuam e imagino que vamos vê-los mais ainda nas peças hidráulicas de banheiros (e aposto nas peças em preto tbém).
4) Raízes – Tá certo! Realmente esta tendência, falando de Artesanato e Faça vc mesmo, nem pode ser chamada de tendência, mas de característica do brasileiro – a gente gosta mesmo! Agora, o que chamei de Natureza em casa, principalmente vasos de plantas por toda casa e hortinhas, virou tendência mundial, o que acho muito bom mesmo: Com tanto cinza e estresse, a gente precisa de um bom verde em volta, não é mesmo? (E verde é a cor do ano da Pantone – nada é por acaso…)
O Ladrilho Hidráulico e o Cobogó continuam bem por aí, mas acho que não estão assim no topo das tendências. Principalmente o ladrilho como estes acima, muito colorido e misturado – Já os com desenhos geométricos simples e poucas cores vemos cada vez mais!
( Foto: Casa e Jardim, Lufe Gomes. Paisagista Gil Fialho)
Os Jardins Verticais e o Design Brasileiro continuam e só não crescem mais porque não são tão acessíveis. Todo mundo ama, mas poucos tem $$$ ou espaço.
5) Diversão – A gente vê um pouquinho, mas não saiu do nicho “para pessoas jovens e descoladas” e agora acho que nem vai sair. Penso o que a questão com a diversão é que se a decoração “divertida” da casa não mudar de vez em quando, o que era diversão acaba ficando “bobinho” ou “sem graça”. Neste quesito eu não ganhei ponto. 🙁
Cor do ano da Coral – Mergulho Sereno (este azul acinzentado, muito bonito mesmo)
6) Tendências bebês – São aquelas que achei que iam decolar em 2016 (e vou dar meus pitacos para as de 2017):
a) As pinturas e papel de parede no teto: Aposta de 2 anos que não “decola”… Falei dos nossos tetos baixos, que não ajudam e agora pensei em outra coisa: A dificuldade na realização! É, talvez a gente continue vendo mesmo só nas revistas… Não fui bem nessa… 🙁
Cores da paleta Novo Romantismo – Cores do Ano da Coral
b) As Cores do Ano – Tá bom!Vou ser mais específica, porque cor do ano é daquelas previsões que sempre vão acontecer tipo “Um casal famoso vai ser separar”…Aí não vale! Em 2017 aposto que a cor escolhida pela Pantone (abaixo) e a paleta Novo Romantismo da Coral (acima) vão ser as preferidas.
c) O que chamei de “o contra ataque feminino” no post do ano passado, uma possível tendência de aumentar a presença “feminina” nos ambientes tomados pela masculino estilo Industrial, eu acho que está acontecendo sim e vai continuar em 2017 – as plantas, as cores suaves e o romantismo estão já mostrando sua força.
d) Dois elementos que tem aparecido muito e que, na verdade estão ligados a tendências já comentadas acima, são a cortiça como revestimento, em projetos do tipo faça você mesmo e, dentre as plantas, os cactos, suculentas e terrários. É impressionante como o mundo inteiro resolveu amar estas plantinhas, viu?
Bem, no final de 2017 a gente vê no que acertei!
Fotos dos sites e blogs: casaedecor, casaejardim, Coral, AchadosdeDecoração, locodeco, decorfacil, 1-kindesign, arquitetandoideias, frenchyfancy e r-design
Nossa amo as decorações e as tendências. e para 2017 o melhor ainda esta por vir com as inovações. Amei o artigo. Bjos……