Eu adoro estantes… Em parte porque tenho muitos livros e adoro vê-los expostos, mas também porque elas são versáteis, funcionais, economizam espaço, podem ter mais funções além de só guardar as coisas e, quando bem organizadas, ser belos elementos na decoração. Vamos ver algumas?
Estantes – Onde colocar ? Em todo lugar!
(foto: achados de decoração)
Na frente do sofá, apoiando ou sendo painel para a tv, guardando objetos e documentos nas partes com portas e exibindo livros e acessórios decorativos nas partes abertas – Evite exagerar e use a mesma cor da parede se deseja que ela não pese no ambiente.
(foto: arquitetura do imovel)
Atrás do sofá – Evita “poluição” visual na área da TV e pode ser uma ótima ideia em ambientes pequenos onde não cabe mesa de centro ou lateral : uma estante estreita já vai guardar muitos objetos e a prateleira na altura do sofá pode ser deixada livre para usar como apoio.
(foto: Casa e Jardim)
Entre 2 ambientes, embutida na parede – grande solução para melhorar a luminosidade e ventilação.
(foto:arquitetura do imovel)
No lugar de uma parede entre 2 ambientes – Esta eu achei sensacional! E ainda traz o painel para a TV!
(foto: homedsgn)
Outra estante divisória bonita entre sala e quarto (e uma prateleira dela pode servir de criado mudo).
(foto: habitissimo)
Entre o sofá e a mesa de jantar – Criando um aparador multifuncional! Olha que ideia legal!
(foto: Casa e Jardim)
No corredor – E ela pode ser bem estreita, para não atrapalhar a circulação.
(foto: achados de decoração)
Na entrada da casa, criando um mini hall, lugar para guardar aquelas coisas que vc “se livra” assim que entra em casa e ainda aumentando a privacidade do interior de sua casa.
(foto: decoracao e invencao )
Em qualquer cantinho de leitura – Fica aconchegante e é funcional (este cantinho é embaixo de uma escada).
(foto: hausdekoidee)
Na lateral da escada – Se a escada for espaçosa o bastante é bem possível colocar prateleiras estreitas e o melhor é que vc pode colocar muito mais livros do que em uma estante na sala, por exemplo, onde ficaria muito pesado. E ainda serve como um corrimão, mais ou menos 🙂
(foto: freshome)
Em qualquer desnível ou nicho nas paredes você sempre pode criar uma mini estante!
(foto: de andar por casas)
No meio do ambiente, dividindo-o – E quem sabe até mudando de lugar quando quiser, com soluções como estes nichos que, agrupados, formam uma estante do jeito que vc quiser ?
Me empolguei selecionando lugares onde pode haver uma estante (e nem de longe acabei) que vou fazer outro post para falar sobre mais lugares e como organizar a estante para ela não fazer feio onde quer que esteja 🙂 )