O que faz um móvel se tornar um clássico, pertencer à lista dos clássicos eternos do design ? Acredito que tem a ver com um bom design que alia perfeitamente beleza e funcionalidade, muitas vezes sua importância no momento da criação por alguma questão técnica , algo misterioso que faz com que ele atravesse gerações sem perder o toque de atualidade – Um clássico não é “datado”- a visão à frente do tempo em que foi produzido, uma quebra de paradigmas, a história de sua criação e muitas vezes algumas ou todas estas coisas juntas.
Mas que faz bem aos olhos ver um clássico do design, isso faz, né ? Vamos ver alguns?
Clássicos eternos do Design
Poltrona Egg
(Foto: Atec – Fabricante da Egg Chair exatamente como o projeto original – Visite a página e veja o vídeo da produção da poltrona)
Criada em 1958 por Arne Jacobsen para o lobby do Royal Hotel (atualmente Radisson SAS Royal Hotel, em Copenhagen) que foi o primeiro arranha-céu da cidade e o mais alto prédio da Escandinávia nesta época, além de ser o primeiro da rede Radisson e o primeiro Design Hotel do mundo. Ele foi inaugurado em 1960 e foi projetado sabe por quem? Pelo Arne Jacobsen, que era arquiteto também! Hoje somente um quarto – o 606 – ainda se mantem original, com todos os móveis e revestimentos da época.
(foto: Blog.Radissonblu )
Voltando à esta linda poltrona: Seu nome deve-se ao formato de casca de ovo, que envolve quem está sentado nela, permitindo certa privacidade. Orgânica, ela quebrava as formas retas da arquitetura do hotel. Foi criada usando uma nova técnica: Estrutura com espuma de poliuretano sob o tecido, dando forma e conforto.
(Foto: Atec – Detalhe do desenho em forma de onda da costura feita à mão. Apenas cadeiras Egg originais e as feitas de acordo com o processo de fabricação criado por Arne, como a Atec, têm este tipo de costura)
(foto:detalhesdoceu)
Cadeira Bertoia
(foto: Site da Knoll fabricante da original Bertoia)
O designer Harry Bertoia criou esta cadeira – outra dos clássicos eternos do design , em 1952, usando um elemento novo para o design de cadeiras: Uma tela metálica, curvada e soldada. Ele trabalhava para a Knoll International e apresentou a proposta à Florence Knoll, que viu a semelhança com uma cesta plástica de secar pratos e pediu que ele criasse uma cadeira com esta forma, que se adaptasse ao corpo humano.
(foto:Casinhacolorida)
A cadeira Bertoia original é tem assento e base construídos de varas de aço soldadas e tem uma aparência sólida, mas ao mesmo tempo é leve. As almofadas se encaixam no quadro por botões de pressão.
Harry criou uma série de cadeiras a partir desta ideia, como a Diamond Chair, também em 1952:
(Foto: Knoll – na página há mais informações sobre ela – em inglês)
Na Diamond original, o assento e almofada são presas ao quadro com filamentos escondidos e ganchos de metal. E os assento e base são construídos também de varas de aço soldadas revestidas com cromo polido ou em um revestimento específico (Rilsan, um polímero) branco ou preto.
Uma Diamond Chair um pouquinho mais cara – É feita em OURO 18 k!! (Valeiminhanossenhora o preço disso? kkkkk)
É incrível como a inspiração pode vir de qualquer elemento. E como inspiração e a pesquisa séria de novas formas de produção, quando unidos, fazem coisas fantásticas, que se tornam eternas. Vou continuar falando destes clássicos mais lentamente, mas para uma visão geral, acesse a página: Os Clássicos do Design – História , onde falo de inúmeros designers do século XX e suas criações.
Eu amo e asseguro que se você não ama, vai amar!
(Este texto foi adaptado de um post que eu fiz – e não está mais disponível – para a Gabriel on line muitos anos atrás)