É importante cuidar para durar ! Você gasta por volta de 20% do valor do seu imóvel para mobiliá-lo. Por isso, compre os móveis que devem durar muito tempo, como os de cozinha, por exemplo, da melhor qualidade que você puder. Mas, além disso, é preciso ter cuidado com eles e muitas vezes esquecemos ou nem percebemos situações que prejudicam e diminuem a vida útil dos nossos móveis.Então vou lhe passar algumas dicas importantes:
Cuidar para durar – Móveis de Madeira e MDF
1) Peso excessivo:
(foto: Apartment Therapy)
Além de ficar feia, entulhar uma estante de livros (que pesam prá burro!) pode prejudicar a estrutura do móvel. Ou divida melhor ou reforce a estrutura (prateleiras mais grossas e a cada 80 cm tenha algo para sustentar).
(foto:habitissimo)
Na cozinha, divida bem o peso de louças dentro dos armários – não faça pilhas grandes de pratos, misture peças pesadas e leves nas prateleiras – e coloque, se possível, as mais pesadas nos armários inferiores. Também tenha certeza que o compartimento do micro-ondas – algumas vezes bem pesados – o suporta sem possibilidade de envergar. Gavetas que vão receber muito peso devem ser reforçadas (pense nisso na compra, pois depois é gasto a mais…)
2) Uso no dia-a-dia:
(foto: Hafele)
É claro que bater portas não faz bem a ninguém, nem ao móvel. Além disso, lembre-se de limpar dobradiças, corrediças e trilhos para que funcionem com o mínimo de atritos. E se morar perto de praia, lubrifique as dobradiças com silicone líquido (só as dobradiças – ele pode manchar a madeira). É sempre assim: Cuidar para durar !
(foto:Steve Cole Images—Getty ImagesVetta)
Outro ponto importante é não colocar objetos que forcem as portas para fora (como aquela colcha que você empurra para conseguir fechar a porta do guarda roupa empilhado de coisas…) . Na limpeza nunca use panos encharcados ou produtos químicos. Em geral, sabão neutro e esponja úmida e usada no lado macio resolve a questão. Outra dica: Saiba sempre contra o que o seu móvel vem protegido de fábrica (muitos já vem protegidos contra cupim, por exemplo – mas se não vierem tenha vigilância máxima ou contrate uma empresa para protege-los).
3) Calor excessivo:
(foto:achadosdedecoracao)
Móveis (e estofados também sofrem, viu ?) expostos ao sol podem ficar com a madeira escurecida e seca e isso pode faze-la entortar. MDF e laminados também sofrem com o Sol. Evite mesmo a exposição.Tenha cuidado com o Sol forte que entra pela sala e bate nos seus móveis e revestimentos, mesmo que seja por pouco tempo. Você simplesmente pode perde-los muito rápido.
(foto:voceprecisadecor)
E atenção com móveis perto de lareiras ou churrasqueiras: Faça o mais afastado e/ou use materiais isolantes do calor. Sempre observe o manual dos equipamentos para saber quanto de área livre em volta eles precisam. Assim vc conserva tanto o equipamento quanto a marcenaria em volta e, além disso, evita acidentes sérios: Desde queimaduras até incêndios!!
4) Umidade:
(foto: gmad)
Água é ruim para madeira e péssimo para MDF e aglomerado (estes não devem ser usados em áreas externas ou com muito contato com água de qquer forma). Os móveis com madeira prensada incham e se desmancham.Então, mantenha sempre secos, observe de vez em quando para ver se há vazamentos, e use a proteção de impermeáveis entre produtos líquidos e madeira ou MDF. Móveis sem fundo atrás não são totalmente uma má ideia (e vc economiza!). A não ser que você guarde alimentos, que ficam mais protegidos em armários fechados.
Fontes: Fábio Rossini, gerente nacional de vendas da Häfele Brasil e Carlos de Oliveira, coordenador de treinamentos da Häfele Brasil.