Além de funcionalidade e beleza, um ambiente bem decorado lhe passa as sensações e sentimentos que você precisa ter. Há quem deseje um clima calmo ao chegar em casa. Há quem prefira vibração e alegria. Outros preferem uma sensação na sala e outra, até contrária, no quarto. Neste post vou lhe dar boas e econômicas dicas para conseguir criar o clima que quiser na sua casa.
Criando o clima que quiser na sua casa
Moodboards guias para o seu Mood preferido
Vc já deve ter ouvido falar de “mood“, termo usado na Moda e na Decoração. Eu estou traduzindo ele para “Clima”, mas podemos chamar de “atmosfera, “estado de espírito”, “humor”, etc… Temos também o bem conhecido “moodboard” e vou falar sobre eles lá no final do post, ok ?
Mas agora vamos ver alguns “climas” desejados na decoração e algumas dicas para facilitar sua escolha de cores, texturas, acessórios, etc. com o auxílio do que não deixa de ser a técnica do Moodboard aplicada de forma didática:
1) Características de um ambiente com um clima calmo e relaxante:
A ideia de calma se relaciona com leveza, harmonia, poucos contrastes fortes, delicadeza. Por conta disso, as cores neutras e softs, os padrões e estampas sutis, a simplicidade, a necessidade de espaços também leves no sentido de ter poucos objetos, facilitando a organização, um elemento muito importante em um ambiente calmo.
(foto:habitissimo)
É claro que ainda temos um elemento importante sobre o qual não falei acima: É a iluminação! Um ambiente calmo precisa que a iluminação também seja delicada: Luz difusa, quente (amarela) e indireta acalma como um carinho….
2) Características de um ambiente com um clima vibrante :
Vibração tem a ver com contrastes fortes, juventude e uma certa descontração. Há a necessidade, para evitar o excesso, do uso de cores neutras (assim você “descansa os olhos” um pouco – veja no ambiente acima, que o piso, teto, cortina, mesa e sofás tem cores neutras). A dosagem destas cores neutras no ambiente depende do gosto de cada um.
Foto: mariakillam)
Você pode usar cores que não sejam as contrastantes – ou complementares – de verdade (azul/laranja , verde/vermelho e amarelo/violeta) para atenuar um pouco o contraste – por exemplo: laranja e lilás. Ou trabalhar com o contraste claro/escuro, como a dupla amarelo/preto.
Os metais e as transparências também ajudam a equilibrar o possível “peso” de tanto contraste vibrando.
A iluminação pode ter pontos de luz um pouco mais forte e “duros”, mas não exagere!
3) Características de um ambiente com um clima aconchegante :
Falou em aconchego a gente pensa em uma coisa meio caverna, luz e cores quentes, terrosas, meia luz, tecidos fofos, tapetes peludos, curvas orgânicas, madeira…. É quase automático, não ? O aconchego está ligado à Terra e Natureza, a nossa Mãe maior! Aí também entram os objetos étnicos que, muitas vezes, tem cores terrosas e quentes.
A harmonia das cores pode ser ponteada com pequenos contrastes – afinal, o quente marrom avermelhado da terra é complementar ao verde das plantas, não é mesmo?
(foto: TDC )
E é claro que você não pode esquecer da luz, dos efeitos de penumbra e sombras quentes. Veja neste post sobre o quarto aconchegante o que pode fazer para iluminar neste clima.
Antes de continuarmos analisando outros “Climas”, vou usar o final deste post para falar um pouquinho desta ferramenta ótima para expressar o seu Clima ideal.
Moodboard
O Moodboard que nada mais é que um painel de referências visuais (fotos, tecidos, frases, objetos etc.) que você pode criar colocando tudo que lhe dar prazer olhar, que tenha a ver com as boas sensações que você tem em mente, deseja passar ou sentir ao vestir suas roupas, decorar sua casa, viajar e até mostrar a ideia da marca de uma empresa, por exemplo.
Diversos tipos de Moodboards, inclusive com objetos reais. Vc percebe q cada agrupamento leva a um “Clima”, trazendo sensações que são mais do que os objetos em si? Eu sinto “Aconchego” e “Calor” olhando a primeira foto. Na segunda, um mood board para uma filha ou uma filha, me parece clara a feminilidade doce contrapondo a uma masculinidade leve…E você ?
Um moodboard que ajudou na criação de uma marca para uma empresa de advocacia. Veja se consegue perceber o que esta empresa quer dizer ao mundo… Você “sente” Seriedade? Poder? Credibilidade? A foto com as moças não lhe parece interessante nos dias atuais? (foto:hootdesignco)
Um tipo de Moodboard que fiz muito tempo atrás em um post para a Gabriel On Line, mostrando uma ideia de um ambiente aconchegante usando cores terrosas e itens vendidos pelas lojas da Gabriel, na época.
O Pinterest é uma rede social que permite, de forma fácil, que você crie moodboards sobre tudo que lhe interessa (moda, decoração, viagens, fitness, alimentação…etc, etc). Nele milhões de usuários compartilham imagens com informações relacionadas a elas, o que é muito interessante! Aliás, VOCÊ conhece o Pinterest do Simples Decoração?
E daqui a pouco vou continuar com novos painéis com dicas para outros “Climas” bem legais! Aguarde!
(Moodboards adaptados do original Pick a Mood for de Room da GatetoGarage)
Também sou fã dos pequenos detalhes, Rosana. Parabéns pelo texto mais uma vez, sempre mandando muito bem quando o assunto é decoração!
Obrigada, Raquel!
bjo
RO
Gosto de apreciar coisas em pequenos detalhes, parabéns,tudo se encaixa.
Muito bom o seu artigo, parabéns. Hoje em dia meu clima está mais para o lado vibrante.