Tendências 2019 – Paletas de cores na prática
E todo ano as empresas mostram as cores nas quais apostam para o ano seguinte. E não é somente a “Cor do Ano” – são conjuntos de cores – as PALETAS – cada uma relacionada a uma tendência, um desejo, um “estado de espírito” global… Algo que responderia a pergunta:
“O que as pessoas desejam neste momento?”
Se responder a isso já é difícil, imagine montar um grupo de cores que criem ambientes que representem, inspirem ou propiciem estes desejos? Complicado, não é mesmo? Mas, para mim, fascinante! Vamos falar das cores de algumas marcas e mostrar o mais importante para você:
COMO VOCÊ USA ISSO NA PRÁTICA?
A) Sherwin Williams:
A SW escolheu como cor do ano a bela Cavern Clay (por aqui, Caverna – código SW 7701). Um terracota quente e refinado que nos conecta ao ancestral e nos fala de viagens a lugares repletos de calorosas aventuras. Não é por acaso que pertence à paleta AVENTUREIRO:
Veja que este quarto (foto: Openhouse – Projeto Debora Aguiar) apresenta cores bem similares a algumas cores da paleta. E esse é um ponto prático importante deste post:
AS PALETAS SÃO CRIADAS DE FORMA QUE AS CORES COMBINAM ENTRE SI E ELAS NÃO PRECISAM SER USADAS TODAS JUNTAS!
A paleta tem um branco “quente”, cores quentes e terrosas e só uma cor fria: O azul. Usando qualquer combinação e quantidade de cada uma dessas cores você criará um ambiente aconchegante, quente, tranquilo e requintado, que pode ser mais “fechado” – com maior quantidade de cores escuras – ou mais “leve”, usando mais as cores claras.
Paletas de cores na prática – Paleta Transformador – Sherwin Williams
Já a Paleta Transformador (Foto: decorfacil – modificada por mim) é outra “vibe”: Suas cores falam de tecnologia com uma pegada profunda, quase “espiritualizada”, um “tecno-zen”.
A paleta tem uma cor neutra, frias (3 azuis e um verde azulado) e somente uma quente: O amarelo. Com estas cores você pode criar ambientes tranquilos e frios (bem distantes do quentinho da paleta anterior). Quanto mais amarelo, mais vibrante e “tenso”. Quanto mais azul, mais “profundo”, calmo e frio. E não esqueça:
VOCÊ SEMPRE PODE – E DEVE – ACRESCENTAR AS CORES NEUTRAS (BRANCO, PRETO, CINZAS) ALÉM DAS CORES QUE ESCOLHER DA PALETA QUE DECIDIR USAR.
QUANTO MAIS CORES FORTES A PALETA TIVER E MENOR FOR O SEU AMBIENTE, MAIS CORES NEUTRAS É INTERESSANTE USAR, PARA QUE O O RESULTADO NÃO SEJA PESADO DEMAIS (A NÃO SER QUE VOCÊ QUEIRA ISSO)
A Sherwin ainda tem as paletas AFICIONADO, ENTUSIASTA, NATURALISTA E NARRADOR, que seguem abaixo. Teste sua capacidade de percepção dos “climas” que esta paletas sugerem e imagine 2, 3 ou 4 cores que poderia usar na sua casa sem medo de errar na combinação.
Paletas de cores na prática – Paleta Aficionado
“Clima” de exclusividade, nostalgia, tradição – Cores quentes e somente uma fria, o azul profundo, quase preto (foto: thedecojournaldesenho)
Paletas de cores na prática – Paleta Entusiasta
“Clima” descontraído, alegre, com cores arrojadas e fortes: 3 frias, 2 neutras e 2 quentes. Mesmo usadas em pouca quantidade, como na foto (oldbrandnew) enchem o ambiente de energia.
Paletas de cores na prática – Paleta Naturalista
“Clima” romântico, bucólico, alegre, com cores delicadas: 2 quentes, 2 neutras “quentes” e 3 frias. Perfeito para encher de plantas, não é mesmo?
Paletas de cores na prática – Paleta Narrador
Para uma decoração étnica como a da foto é uma escolha perfeita. As cores terrosas e estes neutros quentes estão presentes nos produtos criados por diversas culturas orientais e ocidentais. Interessante observar como os terrosos estão fortes este ano.
E AQUI VAI OUTRA DICA PRÁTICA PARA VOCÊ QUE ESTÁ CONSTRUINDO OU REFORMANDO:
PARA TER UNIDADE E HARMONIA DE CORES NA SUA CASA INTEIRA, USE A PALETA QUE MAIS LHE AGRADAR EM TODOS OS AMBIENTES.
MAS ESCOLHA, PARA CADA UM, UMA COR PROTAGONISTA (que irá usar em maior quantidade) E OUTRAS 2, 3 OU 4 PARA USAR NOS DETALHES E EM MENOR QUANTIDADE.
Assim você terá Unidade e Harmonia com Variedade.
Veja agora as paletas da Coral e Suvinil. As dicas simples que coloquei aqui servem para elas tbém: Paletas podem e devem ser usadas para facilitar a sua escolha das cores da sua casa.
B) Coral:
A Coral apresentou 4 paletas que chamou de: Espaço para Pensar, Espaço para Sonhar, Espaço para Agir e Espaço para Amar, sintetizando nestes verbos os desejos das pessoas – e quem pode negar que queremos espaço para isso tudo em 2019? – Sendo que a cor Creme Brulee, também um tom terroso, é a cor do Ano e está presente nas 4 paletas – veja que versatilidade!!
Aconchego para pensar, suavidade para sonhar…
Intensidade para amar e Vibração para agir – Faz sentido, não?
No site da Coral (veja links de pesquisa no final do post) você encontrará diversos ambientes que usam as cores das paletas e muito mais informações.
C) Suvinil:
A Suvinil apresentou 3 paletas: Ideológico, Magnético e Natural. Deixo para você o exercício de perceber a sintonia entre estas paletas e as das empresas anteriores.
4 Cores frias (azuis), 3 quentes (vermelhos) e 4 neutras. Uma paleta vibrante perfeita para aqueles que seguem seus próprios parâmetros estéticos. O grupo Ideológico completo está abaixo:
Uma paleta com cores um pouco mais atenuadas, que buscam refletir a ideia de conexão e busca do equilíbrio entre a vibração do mundo e a tranquilidade, relaxamento e afetuosidade desejadas
Claramente inspirada na natureza, com os verdes das plantas e os tons aconchegantes da terra. Essa paleta tem a cor do Ano, o QUENTÂO, um ocre quente e forte.
Neste ambiente, o QUENTÃO na parede e detalhes usando cores como o RUBI e o TERRA ROXA, além dos neutros
Usei para pesquisa feita (e algumas fotos usadas) para este post as seguintes páginas, que tem um material mais rico e bastante interessante:
https://www.coral.com.br/pt/artigos/como-usar-cor-do-ano-2019-da-coral
https://www.suvinil.com.br/upload/tendencias-2019.pdf
Espero que vc tenha gostado. Eu gostei de escrever, mesmo tendo dado um trabalho danado, principalmente devido à necessidade de sintetizar que um post impõe… Pq se não fosse isso, iria escrever por horas…. ! 🙂