Voltar para História
1900
– Designer – Empresa Thonet – Na foto – Michael Thonet (1796/1871) – Fundada em 1819 por Michel Thonet, um carpinteiro entalhador, para produzir os seus projetos. Michael registrou sua primeira patente para molde de madeira laminada em 1842. No início do séc. XX muitos arquitetos desenhavam móveis para ele. A partir de 1930 a empresa criou linhas de móveis tubulares em aço de designers da Bauhaus, como Marcel Breuer e Mies Van der Roth. Le Corbusier foi o pioneiro no uso das cadeira Thonet em ambientes modernos. A empresa existe até hoje, comandada pela quinta geração da família. A cadeira apresentada abaixo é a mais famosa e vendida até hoje – modelo 214 (lançada, na verdade, em 1859), usando com esmero a arte da dobra (arqueação à vapor) de madeira sólida e buscando a simplificação de forma a facilitar a produção em série (veja as peças necessárias para a 214 ao lado dela, abaixo).
Em 1908, João Gerdau trouxe esta arte para o Brasil, quando nasceu a Thonart, indústria de móveis vergados que combina o processo original e artesanal criado por Thonet com avançadas tecnologias. A fábrica é, ainda hoje, a única deste gênero nas Américas (http://lineofdesign.wordpress.com)
– Arquiteto / Designer –Frank Lloyd Wright (Americano 1867 / 1959) – Também considerado um dos arquitetos mais importantes do século XX , foi o inspirador da arquitetura Orgânica, escola de arquitetura moderna que surgiu nos EUA. Frank acreditava que uma casa tem o objetivo de atender às necessidades das pessoas como um organismo vivo, e que os edifícios influenciam as pessoas e por isso o arquiteto é um modelador de homens. Ele desenhava as casas e edifícios e muitas vezes tbém o mobiliário, vitrais, etc, que seriam usados nos seus projetos.
Sidechair -1904, Barrel Chair – 1900 e Johnson Wax 2 Chair (esta de 1936)
– Arquiteto / Designer – Henry Van de Velde (Belga 1863 /1957) – Arquiteto e Professor, considerado um dos criadores do estilo Art Noveau (linhas sinuosas e longas, derivadas das formas naturais) e precursor da Arts and Crafts , foi seu diretor e recomendou Walter Gropius como seu sucessor na School of Arts and Crafts em 1915.
– Arquiteto / Designer – Mackay Hugh Baillie Scott (Ingles 1865 / 1945) – Participou do movimento Arts & Crafts, que reagia à produção industrial em larga escala e baixa qualidade, que retirava toda a importância e valor dos artesãos. Foi uma reação à cultura do século XIX, ao academicismo e ao historicismo. Mackay trabalhou muito mais como arquiteto, ainda assim, deixou esta linda mesa de apoio, criada em 1901 e a cadeira, em 1903.
– Arquiteto / Designer – Otto Wagner (Austria 1841/ 1918 ) – Foi um dos mais importantes arquitetos europeus do início do século XX. Cunho a famosa frase “Nada que não seja prático poderá ser belo”. Depois de 1894, ele teve influência do “Jugendstil” (estilo jovem), ramo da Art Noveau que surgiu na Alemanha, que advogava um regresso a um estilo de vida mais simples e menos comercial, tentando aproximar a manufatura artística da produção industrial. Criou a primeira cadeira em 1902 e as últimas em 1904.
Voltar para CHistória
Algumas fontes e mais informações:
http://veronicaregert.blogspot.com.br/2008/09/michael-thonet-inventor-da-tecnica-de.html
Oi, Ricardo!
Obrigada! Pena que as pessoas leem cada vez menos e o interesse pela história está em queda… Na verdade, não acabei este trabalho e as décadas seguintes estão cada vez mais incompletas…Mas vou continuar, não se preocupe! O prazer de fazer já me satisfaz muito e ainda receber estes comentários de vez em quando é um bom pagamento pelo trabalho de pesquisa (q só me faz aprender mais, esta é a verdade..kkkk!)
abs
Rosana
Não entendo com não são mais visitadas. Estou aqui fascinado com esse histórico. Só pararei quando ver todas as décadas. Parabéns pela qualidade dos site. Que cresça cada vez mais. Abraços.
Obrigada, Eliane!
Fico feliz quando alguém visita estas páginas!
bjo
Rosana
Adorei estas fotos e a história estes caras é que eram genios, isto é que eram movéis parabéns eliane lima