Seja grande ou pequeno um jardim precisa de canteiros para organizar as plantas e os acessos, os caminhos por onde vamos andar e apreciar as plantas. Vou lhe dar 13 dicas para fazer canteiros que valorizem as suas plantas e embelezem o seu jardim, valorizando o seu imóvel.
13 dicas para fazer canteiros no seu jardim
Prefira curvas, caminhos ondulados, orgânicos
Se você deseja um jardim o mais perto do natural, prefira curvas. É muito raro encontrar ângulos na natureza. Olhe uma mata e perceba: Animais e plantas tem predominantemente, curvas.
Além disso, um caminho ondulado acaba fazendo com que o observador ande mais lentamente, o jardim é descoberto devagar, há uma aura de mistério que não é conseguida com caminhos retos.
Mesmo em pequenos espaços é possível criar umas curvinhas. E elas fazem toda a diferença!
A não ser, é claro, que você pretenda fazer um jardim minimalista. Nesse caso, as retas são importantes, mas o objetivo do jardim não será mais representar a natureza, não é mesmo?
Use materiais naturais
O jardim fica mais acolhedor quando você usa materiais naturais para decorar. E naturais mesmo, sem acabamento, sem pintura. Novamente, pense na natureza e veja como ela “decora” suas matas. As pedras coloridas podem fazer mal as plantas e o excesso de elementos e ainda mais, muito coloridos, faz com que as plantas deixem de ser o ponto focal do jardim. Qual o sentido disso?
Plantas menores na frente, maiores atrás
Se você tem um jardim pequeno de canto de muro, é fácil seguir esta regra que permite que todas as plantas sejam vistas facilmente. Mas quando o canteiro está centralizado, as plantas maiores devem ficar no meio dele.
Cuide para que as plantas não encostem nos muros
Acontece muito, em canteiros ao lado do muro, que as plantas cresçam e acabem encostando suas folhas no muro. Quando isso acontece a planta sofre, as folhas queimam. Na verdade, a planta está sem espaço para crescer. O ideal é retirá-la para um lugar onde possa se desenvolver.
Ao fazer o canteiro, deixe espaço livre para as plantas se desenvolverem
Parece óbvio, mas as vezes, a ansiedade por ver o canteiro lindo assim que o terminamos, nos faz colocar plantas demais que vão lutar por espaço, crescer desordenadamente e muitas não vão resistir. Um canteiro pode ser feito em um dia, mas só é visto em sua plenitude com o passar do tempo e os cuidados diários.
Você pode fazer canteiros com vasos
É uma boa ideia para quem gosta de variar a disposição das plantas, criar novidades facilmente. Misturar vasos e plantas no chão também é agradável, mas evite usar mais de 2 cores nos vasos e escolha de forma que elas sejam harmoniosas e não sobressaiam demasiadamente. Os elementos mais importantes em um jardim devem ser sempre as plantas.
Canteiros para horta podem ser mais altos para facilitar o trabalho
Eu não sei vocês, mas ficar agachada mexendo em hortas baixinhas sempre me dá dores e diminui o prazer que sinto. Então, para facilitar a observação e cuidados que as hortas precisam, faça canteiros mais altos. A coluna agradece.
Acrescente água
Fontes, laguinhos, são elementos que agregam valor a um jardim e ainda ajudam no aumento da umidade. Durante os fortes verões e em muitos locais do Brasil, a falta de umidade no ar faz as plantas sofrerem muito.
Em canteiros floridos, escolha flores que floresçam em estações diferentes
Dessa forma você sempre terá alguma flor nascendo nos canteiros e embelezando seu jardim.
A iluminação é importante
Um jardim sem iluminação perde muito do seu valor e não pode ser visto à noite, o que é um desperdício! Além disso, a iluminação permite o caminhar sem atropelos e mais seguro.
Respeite o estilo arquitetônico da sua casa
A arquitetura deve influenciar positivamente o estilo do seu jardim e deve haver uma harmonia de estilos entre a construção e o jardim. Imagine um castelo inglês com um jardim em estilo tropical. Fica meio desconexo, não é mesmo?
Dê preferência a plantas nativas
Espécies nativas beneficiam a fauna local pois atraem abelhas nativas, pássaros da região e outros animais do Bioma local. Faça uma pesquisa sobre as nativas da sua região. Além disso, elas são menos afetadas por pragas e doenças. Quer dizer, você vai ter plantas bonitas e saudáveis com menos trabalho.
Sem foco tudo vira uma bagunça
Quando há muita informação, muitos adornos, até cores demais em uma área pequena, ou excesso de elementos decorativos como pedras coloridas, o jardim perde sua função que é valorizar a vegetação com suas formas, cores, texturas e aromas singulares. É importante que haja um (ou até mais, se o jardim for grande) ponto focal, elementos que chamem mais atenção e outros que sejam coadjuvantes.
Este post fiz com a supervisão da Marcia Nassrallah, nossa editora de Paisagismo. Espero que lhe ajude a fazer lindos canteiros!
Muito show, estou inaugurando minha casa. Vou aproveitar as dicas.
Rosana, dicas valiosas e jardins lindos! Vou aproveitar muito em meu pequeno jardim
Oi, SIdney
Dê uma olhada neste site:casaecia.arq.br/forracoes
Eles falam de forrações mais acostumadas ao sul do Brasil.
abs
ROsana
Vou fazer uma pergunta, se você permitir.Tenho um canteiro junto à cerca da frente da casa, e que bate sol só durante a tarde, até umas 17 h. Preciso de uma forração que dê flores , e não seja muito alta( no máximo 30 cm ). Gostaria muito que me desse algumas sugestões..Um abraço.( Moro em Pelotas- RS ).
Muito boas as dicas principalmente a de colocar fonte laguinhos para ajudar a aumentar a umidade,
Amei o jardim n 4, lindo trabalho. Parabéns.
Vou fazer o meu jardim com curvas, com certeza!
Dicas muito legais!