Você sabe que a preferência por aqui são ambientes pequenos. Mas dessa vez, para variar, vamos falar de ambientes que comportam mesas de jantar para 6 ou mais cadeiras. Selecionei fotos de 23 mesas de jantar grandes. Vem analisá-las junto comigo?
Aproveite para observar os tipos de cadeiras, revestimentos, arranjos ou centros de mesa e a iluminação. E mesmo não tendo espaço para uma mesa grande, você pode aproveitar as ideias com mesas menores, viu?
23 mesas de jantar grandes
Em ambientes com cores claras, mesas de jantar em preto parecem menores, mas chamam muita atenção devido ao contraste. Esta, retangular, tem tampo em madeira escura e pés em metal preto, fortes mas leves visualmente.
As belas cadeiras em branco e dourado dão um toque de sofisticação, além de terem medidas compatíveis com a mesa.
Há ótimo espaço para circulação e a iluminação direta e focada com 3 pendentes é discreta e perfeita. Atenção que o foco das lâmpadas deve ser tal que ilumine toda a área do tampo.
Outra mesa retangular preta laqueada com cadeiras também em preto e uma poltrona em tecido mesclado cinza. O conjunto é o ponto focal da grande sala em cores claras.
A mesa quadrada grande não é o ideal para áreas pequenas, mas dá espaço para belos arranjos na mesa posta. É perfeita para quem quer algum glamour, recebe para almoços e jantares e tem uma área como essa, com ótima largura para a movimentação.
Para salas mais estreitas, as mesas ovais, redondas ou orgânicas são uma boa solução. Os pendentes e arranjos em formato redondo são os que ficam melhor com elas.
Repare que quando há tapete ele precisa ser grande o bastante para permitir o movimentar das cadeiras sem problemas.
Usar cadeiras transparentes faz com que o ambiente pareça mais vazio do que realmente está.
Mesas com tampo em madeira, rústica ou não, aquecem o ambiente, mesmo quando a estrutura delas e das cadeiras são de metal preto, como na primeira foto. Os pendentes seguem o estilo industrial do conjunto.
Na segunda foto, a madeira em tom mel, que se harmoniza com o piso, assim como as leves cadeiras com revestimento em textura rústica completam belamente o estilo do ambiente. Repare que o pendente tem a mesma cor do revestimento das cadeiras.
2 ambientes com estilos bem diferenciados para casas de alto padrão. No primeiro, as formas orgânicas (cadeiras, mesa e pendente) e a sofisticação prevalecem. No segundo, as linhas retas e as superfícies que parecem brutas dão o tom geral, fazendo o pendente delicado e orgânico parecer até estranho.
2 propostas, em ambientes não tão grandes, com mesas retangulares, que são bastante versáteis: Elas podem ter a largura reduzida (desde 70 cm) e assim funcionar bem em ambientes estreitos.
Mas sempre tenha atenção com a escolha das cadeiras, principalmente em ambientes pequenos, que pedem cadeiras que não sejam grandes demais e possam ficar ao menos um pouco sob o tampo da mesa.
Deve haver uma distância de ao menos 10 centímetros entre as cadeiras. Isso aumenta o conforto na hora da refeição. Veja a diferença da largura das cadeiras dessas 2 fotos.
As mesas redondas com pés centralizados são as que mais aceitam aquela cadeira a mais em situações de “superlotação”.
Não esqueça do valor que cadeiras coloridas podem dar à sua decoração.
Receita infalível na decoração mais clássica: Mesa retangular, cadeiras com espaldar mais alto, um aparador ou buffet, uma das paredes com um revestimento diferenciado e um belo pendente.
Cadeiras com palhinha estão por aí novamente e são mesmo lindas! Para economizar espaço o canto alemão é de grande ajuda.
Na foto seguinte, cadeiras super confortáveis ajudam a esticar aquele papo após a refeição. Repare também no rebaixo do teto com o mesmo revestimento da parede.
Apesar da moda de cadeiras diferentes já não estar mais em evidência, cadeiras diferentes nas cabeceiras da mesa são um clássico. Para acertar sempre, use o mesmo revestimento das demais cadeiras ou uma das cores delas.
Uma bela mesa retangular em madeira acompanhada de 3 cadeiras com palhinha de um lado e um banco de outro, trazendo modernidade para esse ambiente também bem clássico.
Quando usar bancos ou canto alemão dessa forma, certifique-se de que a altura dos assentos de cadeiras e bancos seja a mesma.
O ambiente integrado com a grande mesa no centro é um convite para a festa com família e amigos, tornando mais aconchegante a decoração bem industrial.
Na foto seguinte, a mesa quadrada ocupa, com elegância, o espaço criado somente para a sala de jantar, uma raridade hoje em dia. O pendente Bossa e o buffet amarelo dão jovialidade à decoração.
O Canto alemão, com direito a iluminação na parte inferior, permitiu ter, com conforto, muitos lugares à mesa nesta sala com cozinha aberta.
Na outra foto, me chamou atenção a posição da mesa que, em diagonal, deu todo um movimento para a sala. Isso mudou tudo!
Então, gostaram da 23 mesas de jantar grandes? Querem mais ambientes maiores por aqui? E se vc tem um apartamento ou casa pequenos, já viu alguma forma de aproveitar as ideias? Comente e me alimente com alegria por seu comentário!!!
Oi, Tarcisio,
Não compreendi seu comentário. Desculpe
Rosana
8 mostrar pteco de mesas.redonaa e retangular pra 8 cadeir