Para saber quais plantas escolher para sua varanda é preciso conciliar o que sua varanda consegue oferecer para a planta com o que a planta necessita para viver saudável e feliz na sua varanda.

Quais plantas escolher para sua varanda?

Comece analisando a varanda em relação à incidência de Sol:

1) Bate Sol o dia inteiro?

Com certeza você deve escolher plantas de Sol pleno. Se não houver edifícios, morros, árvores ou outros obstáculos ao Sol, é provável que a varanda esteja voltada para o Norte e que, na maior parte do tempo, receba ventos secos e quentes da manhã. Por isso, e também devido ao calor do Sol, as regas devem ser mais frequentes e os vasos bem drenados.

varanda-com-plantas-de-sol - Quais plantas escolher para sua varanda

2) O Sol aparece de manhã e logo faz sombra, antes do meio-dia?

Nesta situação, as plantas de meia sombra devem ser escolhidas e algumas de sombra podem se acomodar bem nessa varanda.

varanda-pequena-com-plantas-de-meia sombra

3) O Sol aparece de manhã e faz sombra já no começo da tarde (após o meio dia)?

Plantas de meia sombra que suportem Sol direto e algumas plantas de Sol pleno vão gostar.

varanda-em-andar-alto-com-sol

4) O Sol aparece logo que começa a tarde e fica até a noite?

Se no local faz muito calor, plantas de Sol pleno e algumas de meia sombra mais resistentes ao Sol vão conviver bem nesse ambiente. Já se o local for mais frio, use as de meia sombra e teste as plantas de Sol.

varanda-com-plantas-de-sol-e-meia-sombra

5) O Sol aparece no meio da tarde e logo anoitece?

Escolha plantas de meia sombra e teste plantas de sombra mais resistentes ao Sol direto.

varanda-com-sombra

6) A varanda está na sombra na maior parte do dia?

Nesse caso, plantas de sombra nelas! Se não houver edifícios, morros, árvores ou outros obstáculos ao Sol, é provável que a varanda esteja voltada para o Sul e que receba ventos frios e úmidos à tarde.  Por isso e devido ao pouco Sol, as regas devem ser mais espaçadas. Varandas sombreadas na face Sul são as mais desafiadoras. Escolha bem!

vasos-vasart-com-plantas-de-sombra-na-varanda

De acordo com as estações, a incidência do Sol pode mudar bastante! Muitas varandas têm, por exemplo, no inverno, Sol o dia inteiro e, no verão, o Sol desaparece à tarde. Isso pode influenciar a saúde das suas plantas. Se for esse o seu caso, escolha plantas que sejam mais resistentes à variação da incidência solar.

Outra questão é que, como nosso país é enorme, há locais onde há geadas no inverno (e até neve!) e outros em que parece que todo o ano é verão: O Sol bate forte.

Plantas que gostam de frio – normalmente as naturais do Sul e de áreas de altas altitudes ou as naturais de países frios na Europa – não suportam bem o clima da cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, mesmo na sombra.

hortensia-na-varanda

Hortênsias gostam de clima mais frio, como das cidades de alta altitude do estado do RJ

E também temos áreas mais úmidas e áreas mais secas. As plantas podem se ressentir se precisarem de umidade e estarem, por exemplo, no centro do país, que é mais seco, em geral.

varanda-com-plantas-de-sol-em-clima-seco

Por isso, principalmente se você é iniciante na jardinagem, observe as plantas que nascem naturalmente na sua área. São as que vão dar menos trabalho para se manterem saudáveis. E comprar mudas de quem produz é muito bom porque o vendedor pode lhe dar recomendações valiosas e corretas.

Outra questão importante é o quanto de vento as plantas vão receber: Em toda varanda há sempre uma direção predominante dos ventos. As plantas mais resistentes ao vento forte são as de folhas pontiagudas, duras, franjadas ou enceradas ou as pequenas e rasteiras. As folhas largas tendem a rasgar-se com o vento e perder muita água.

varanda-com-plantas-que-suportam-vento

Em um edifício, quanto mais alto o andar, mais venta. Para proteger as plantas utilize treliças com plantas trepadeiras, anteparos como vidros ou plantas maiores e resistentes, em vasos baixos e mais pesados.

Perceba que jardinagem é observação e cuidado. Não é porque a planta é de Sol e você a coloca no Sol o dia inteiro que ela estará feliz e não precisa mais de nada! Todas elas precisam também:

Da terra correta – Algumas preferem terra mais argilosa e outras de terra mais arenosa.

– De drenagem – Quando você rega e a água fica presa no vaso, a maioria das plantas acaba morrendo.

De temperatura condizente com suas necessidades – Toda planta vive bem dentro de um limite específico de temperatura: Algumas odeiam frio e geada e outras (as vezes as mesmas) não suportam calor em excesso.

De ventilação e uma certa umidade do ar – Plantas em ambientes fechados acabam sofrendo devido à qualidade do ar e também à umidade do ar no seu entorno.

mulher-cuidando-de-plantas-deposit-photos
 Foto: Depositphotos

De regas – Algumas mais, outras menos, mas todas as plantas precisam de água para sobreviver.

De adubos – São os alimentos da planta, principalmente quando está em vaso.

De troca de vaso quando a planta está grande demais

De podas e limpeza

De tratamento quando estão doentes

As questões relacionadas a temperatura, ventilação e umidade são resolvidas quando você escolhe plantas que são naturais da sua região e as colocar em locais que tem as características que elas necessitam. As demais necessitam do seu cuidado.

Parece muito trabalho mas se você começa, não quer mais parar porque, acima de tudo, é muito prazeroso.

É certo que existem plantas que são mais resistentes e mesmo que não tenham as condições ideias, se mantêm vivas. Mas é certo também que quando bem tratadas ficam mais bonitas, crescem, florescem e frutificam mais intensamente.

Seguem algumas plantas para ambientes com diferentes incidências de Sol (as em vermelho tem post com detalhes sobre ela):

Com Sol a maior parte do dia (6 horas a 8 horas):

– Cactos, muitas suculentas, dasilírio, yucca, jasmim, crássula, gerânio, hibisco, gramíneas, ClorofitoVariegatum, buxinho, aspargo, Trapoeraba-roxa, plantas que dão frutos,  muitas plantas para horta, espada de são jorge, onze horas, agapanto, capim do texas, rosa do deserto, strelitzia, camarão amarelo, azaleia, caladium, pata de elefante, bambus em geral, rosas, bromélias com folhas escuras, moréia.

Sol de 4 a 6 horas por dia:

Barba de moisés, crássula, coleus, clúsia, alocasia, begônia, pacová, pata de elefante, pleomele, bromélias, costela de adão, algumas marantas (folhas escuras), ficus, lambari roxo, rafis, árvore da felicidade, nandina, comigo ninguém pode, dracena.

Sol até 3 horas por dia:

Maranta, samambaia, xamioculca, orquídeas, jibóia, pacová, abacaxi roxo (que funciona bem também nas demais situações),  xanadu, hera, antúrio, peperômia, lirio da paz, costela de adão, asplênio, tilandsia, clororito vittatum, aglaonema, ceropegia, filodentro, caládio, begônia, costela de adão, árvore da felicidade, dinheiro em penca, comigo ninguém pode, fitônia, singônio, avenca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui