Existem cada vez mais pessoas trabalhando sentadas, e isso faz com que muitas sintam e queiram evitar dores no pescoço e posturais depois de um dia de trabalho. São muitas as causas dessas dores, mas existem formas de evitá-las e você pode aprender facilmente como minimizar esse desconforto neste texto.
As principais causas das dores posturais
A má postura é a principal causa das dores posturais e ela ocorre quando você se senta de forma incorreta em uma cadeira durante muito tempo. É comum isso acontecer em profissões onde você está usando o computador ou em uma escrivaninha durante muitas horas. E esta tem sido uma fonte de preocupação das novas gerações, onde os trabalhos estão sendo realizados cada vez mais em posições sentadas. Além disso, a diversão com jogos ou amigos acontece sempre online e nessa mesma posição.
Posturas incorretas ao sentar-se
Evite sentar-se com a coluna curvada, com o quadril inclinado ou com o cruzamento excessivo de pernas. Essas são as principais más posturas que você pode fazer quando se senta, e que devem, a todo o custo, ser evitadas para manter um corpo sem dor.
Tempo prolongado sentado
Uma outra vertente das dores posturais é estar muito tempo sentado. Isso pode causar dores musculares, na coluna vertebral, a redução da circulação sanguínea e até obesidade. Para combater este efeito, use uma cadeira confortável que possa ser ajustada para o seu conforto total.
Falta de suporte ergonômico
O suporte ergonômico, que é o uso de móveis ou equipamentos que facilitem ou garantam a boa postura, é fundamental para garantir uma correta posição, caso contrário, você poderá acumular tensão no pescoço e ombros, problemas nos pulsos e até desconforto nas pernas.
Pessoas com problemas de circulação são especialmente afetadas, principalmente nas pernas, por esta falta de suporte ergonômico, pois podem ficar com esses problemas aumentados devido a uma má postura e falta de suporte lombar.
Dicas para evitar dores no pescoço e nas costas ao estudar ou trabalhar
Agora que você conseguiu entender os problemas que pode ter com a má postura, é hora de falarmos da solução. E ela passa por alterações simples na sua vida mas que criam um grande impacto sobre o seu bem estar e saúde.
Técnicas para melhorar a postura
O alongamento muscular e o seu fortalecimento com atividades físicas são as principais opções para que o seu corpo se fortaleça e trabalhe melhor. A própria prática da conscientização corporal, ou seja, o entendimento de que está fazendo algo errado e fazer sua própria correção, também pode ajudar a melhorar sua postura. Tudo isso requer treinos e ajuda, mas qualquer melhoria na sua vida diária e a diminuição do desconforto evitando doenças, merece esse esforço.
Ajustes ergonômicos no espaço de trabalho
O seu espaço de trabalho faz parte de você, por isso, independentemente do espaço onde trabalha, tenha sempre assentos como a cadeira ergonômica, onde possa modificar definições (ajustes de altura do assento ao piso, altura para os braços, ajuste de apoio do pescoço, etc.) para que esta se adeque especificamente ao seu corpo.
Escolha de móveis adequados
Não é apenas a cadeira que deve ser adaptada a você: O ideal é ter móveis específicos para o seu trabalho e, de preferência, em cores neutras para não lhe atrapalhar visualmente. É importante ter também muita luz natural, mas na ausência dela, tenha uma lâmpada de luz fria que não esteja apontada diretamente para você, mas sim que seja uma luz ambiente para todos e difusa, que produza o mínimo de sombras.
Tome essas atitudes e acabe com as dores posturais para sempre na sua vida!