Somos todos influenciados pelo passado. E observando diversos lançamentos de móveis é perceptível o quanto a tendência de “ressucitar” designs de outras épocas ou usá-los como base para novas criações é forte. O design de qualidade, assim como a música, a pintura, etc, são sempre, de alguma forma, atuais, não tem idade. Por isso, mas principalmente porque ADORO a história da arte e do design, que resolvi fazer esta página, onde vou me restringir ao Design de Móveis do Século XX.
Para cada década vou criar uma página. Clique na década do seu interesse para vê-la. Infelizmente, são muitas obras, não vai ser possível colocar todas. No nome das fotos está o ano de criação.
Espero que seja interessante para vcs como é para mim.
Introdução
Antes da Revolução Industrial (iniciada na Grã-Bretanha no século XVIII) o artesão era o proprietário da oficina (normalmente na sua casa) e das ferramentas e não havia divisão de trabalho ou especialização. A Manufatura que predominou na Antiguidade Clássica e Idade Moderna ampliou o mercado consumidor e criou a especialização, de forma que cada trabalhador realizava uma etapa na confecção do produto. O surgimento dos processos industriais e a divisão do trabalho separou o design da fabricação. Mas o design era somente um dos aspectos da produção mecanizada. Somente o surgimento de reformadores do design como William Morris que o design passou a ter dimenções teóricas e filosóficas.
Assim, o final do século XIX foi marcado pelo Idealismo do Design na Europa, com os movimentos Art & Crafts, Art Noveau e Jugendstil. Nesta fase também surgiu o Art Deco (um estilo, mas não um movimento) . A unificação da teoria do design com a produção industrial surgiu, principalmente com a Bauhaus (1919) de Walter Gropius, buscando a “obra de arte total”com a união das artes e dos ofícios. Mais tarde esta idéia foi substituída pela fusão da arte com a técnica, tentando conciliar o idealismo social (produtos de qualidade e baratos) com a realidade comercial, usando a indústria e a tecnologia. Em 1925 a Bauhaus foi banida por um governo conservador e se instalou em Dessau. Em 1933, já como escola privada em Berlim, com a direção de Mies van der Rohe, ela foi fechada pelos nazistas.
Mas dela surgiram, entre outras a Nova Bauhaus em Chicago(Institute of Design), o Movimento Moderno (design Utilitário) ou Estilo Internacional, o Organic Design, e na década de 60 do século XX, uma reação a alguns destes movimentos deu origem ao Independent Group na Grã-Bretanha, depois o Antidesign (que rejeitava o Movimento Moderno), o Design Radical na Itália, o Pop Design, o Descontrutivismo e o Pós Modernismo.
Os engenheiros e designers mostrados aqui estão fizeram parte desta história, sumaria e superficialmente contada acima.
1900 – Empresa Thonet, Fr ank Lloyd Wright, Henry Van de Veld, Mackay Hugh Baillie Scott, Otto Wagner
1910 – Gerrit Rietveld, Josef Hoffman, Leopold And Gustav Stickley
1920 – Eileen Gray, Le Corbusier, Marcel Breuer, Mies Van der Rohe
1930 – Alvar Aalto, Antonio Bonet, Gerrit Rietveld , Marcel Breuer, Mies Van der Rohe
1950 – Alvar Aalto, Andre Bloc, Arne Jacobsen, Charles e Ray Eames, Eero Saarinen, Flavio de Carvalho, Florence Knoll, Frank Guille, Greta Grossman, George Nelson, Harry Bertoia, Mies Vander Rohe, Poul Kjærholm,Pierre Paulin, Sérgio Rodrigues,
1970 – Eero Aarnio, Pierre Paulin, Michel Ducaroy, Sérgio Rodrigues
1990 – Eero Aarnio, Mario Bellini,Frank Gehry,Aida Boal
FONTES
hivemodern.com, tribu-design.com, designboom.com, ruksliving.com, boluxat.com, danish-furniture.com, en.wikiçpedia.org, designaddict.com, hoespunvintagedesign.co.uk, 1stdibs.com, treadwaygallery.com, r2othcentury.com, guimar-interiores.com.br e aidaboal.com.br
Oi, Aliny,
Entre papel de parede e pintura, na sua situação eu escolheria pintura. Para não ter muito trabalho de voltar ao branco futuramente, eu escolheria um off white tendendo para o cinza ou mesmo o palha como seu outro ap. Outra ideia seria pintar somente uma parede (do rack ou do sofa) com um off white leve, deixar as demais com o branco e colocar muita cor nos detalhes.
No quarto, se vc não consegue viver sem cabeceira, peça para um marceneiro fazer uma bem simples com MDF (que vc pode ou não revestir com tecido) ou faça uma como a que fiz em minha casa (veja a última foto deste post https://www.simplesdecoracao.com.br/2014/02/o-que-fazer-na-cabeceira-do-quarto-de-casal/) é simples e barata.
Como criado mudo vc pode usar mesinhas, cadeiras ou simplesmente comprar criados mudos independentes.
bjo
Rosana
Bom dia Rosana!
Acompanho seu trabalho há bastante tempo, e amo suas dicas!
Eu agora estou precisando de uma ajuda sua, pois pela primeira vez estou me mudando para um apartamento alugado, para que eu possa vender o meu tranquilamente e ir para um maior…. Então não gostaria de gastar muito já que o apartamento não é meu…,
Porém, o apartamento está perfeito, com todas as paredes brancas, só que meus móveis tb são brancos, pq na outra casa minha parede era palha…. O que vc me sugere para que eu possa fazer uma decoração bonita e barata??? Meu rock e painel são brancos, na parede branca não sobressai, o que vc me indicaria? Ressaltar uma parede em outra cor? Papel de parede? O meu sofá é bege e o restante( sala de jantar é mármore com vidro) me de uma dica por favor!!!! Ah meu móvel era planejado, não estou levando, lá nesse apartamento tem armário branco nos quartos, mais minha cama é box e não tenhoncabeceira bem criado mudo porque no outro era tudo integrado, o que vc acha que posso fazer para ficar legal no meu quarto? Comprar criados mudos e cabeceira ou fazer algo diferente? Desculpa tantas perguntas mais estou perdida! Kkk
Obrigada e parabéns mais uma vez por seu trabalho! Bjs